Com a Pandemia do COVID-19 nossas crianças foram obrigadas a uma mudança de rotina muito grande! Na verdade, elas perderam a rotina que estavam adaptadas e necessitaram de uma nova rotina, até então desconhecida por todos.

A limitação das atividades escolares, dos passeios em família, da conversa com os colegas da escola, da rua, do condomínio. A ausência das aulas de ballet, judô, futebol, ou simplesmente, a visita na casa dos avós e dos tios. Tudo foi tirado de maneira brusca da rotina infantil!

Famílias se reinventam em meio ao caos para dar o mínimo de conforto para estas crianças que precisam (e muito!) do convívio social e da aprendizagem em grupos!

Em casa, tentamos como pais, inserir uma rotina lúdica, com atividades diferenciadas, mas sabemos que não é uma tarefa fácil.

Enquanto isso, vamos conversando virtualmente com outras famílias, com amigos e com os familiares para que, juntos, possamos descobrir a melhor maneira de seguir. Afinal, já estamos seguindo há mais de 1 ano!

Deixamos 5 dicas de como rechear a rotina infantil de atividades prazerosas, significativas e recreativas, usando a arte como suporte, como ponto de partida.

1.Que tal escolher uma trilha musical para a rotina?

Deixe o notebook ligado no YouTube com as músicas preferidas da família, ao fundo, bem baixinho. Todos podem desenvolver suas atividades de maneira mais calma e prazerosa se, o nosso cérebro estiver mais relaxado! A música relaxa, muda o humor, traz vitalidade.

2.Dançar, pesquisar sobre ritmos, colocar o corpo para trabalhar

Ficamos tanto tempo da cadeira para o sofá, que a limitação corporal vai deixando nosso corpo “enferrujado”! Pesquise ritmos, músicas que possam acompanhar estes ritmos e, coloque para que a família possa se remexer junto! Cada um desenvolvendo sua coreografia! Além de divertido, vocês estarão colocando o corpo para trabalhar, ativando a musculatura e trazendo sensação de bem-estar.

3.Criação com materiais recicláveis

Aqueles rolinhos de papel higiênico vazios, embalagens vazias, potes de iogurte, são sempre muito bem-vindos em casas que tem crianças! Sabe porquê? Porque permite a criação, o desenvolvimento lúdico, a experimentação. Separe alguns produtos, ofereça para a criança criar. Dê, também, fita adesiva, cola, papéis diversos. A criação pode ser realizada em família e partilhada com os amigos e demais familiares via mídias sociais!

4.Um cineminha com pipoca

Eleger um filme, uma LIVE ou um desenho que possa ser assistido por todos ao final do dia, aos fins de semana é, sem dúvida, muito prazeroso! Momento de integrar a família, de conversar sobre a temática do que estão assistindo, de juntos poderem refletir e aprender! Uma sessão de cineminha com pipoca, luzes mais apagadas, deixa o ambiente mais aconchegante.

5.Calmaria e meditação

Depois dos momentos mais agitados uma música relaxante, o som de pássaros, de água correndo, relaxa, acalma, tranquila. É momento de estar conectado com o eu interior. Um passeio pela rua de casa (de máscara!) ou o som vindo do celular, do notebook também é bem aceito! Aproveite para ensinar a criança a respirar fundo, a sentir o ar enchendo e saindo dos pulmões. Apreciar a ausência de som, o silêncio, também é muito produtivo!

E você, o que tem feito para dar mais leveza a rotina que estamos vivendo? O que tem aprendido com este momento? Gostou das dicas? Compartilhe este texto com outras pessoas que também podem gostar.

Convidamos você para acompanhar nossas reflexões em nossas demais mídias sociais, clicando sobre o link Liderança Educativa.