Muitas famílias têm nos procurado para o serviço de consultoria familiar preocupadas com a organização da rotina das crianças nesta época de Pandemia devido ao Covid-19.

Vale ressaltar que, a importância da rotina infantil, se sobrepõe ao momento que estamos passando! Toda criança precisa de uma rotina pré-estabelecida, sem acúmulos de tarefas, com sua organização em parceria com a criança (quando possível devido a idade/ maturidade) e com flexibilização.

Precisamos entender que as crianças, assim como nós adultos, precisam conhecer o que o seu dia reserva para elas, respeitando suas vontades (quando possível), ouvindo seus anseios, minimizando assim a ansiedade, desenvolvendo a autonomia e o senso de organização temporal.

Com as crianças mais ociosas em casa, devido às atividades escolares e extraescolares suspensas, ainda em alguns estados brasileiros e até em alguns países, notamos o quanto as crianças se sentiram perdidas dentro da própria casa.

Outras, se sentiram sobrecarregadas mentalmente, em decorrência do acumulo de atividades virtuais a serem desenvolvidas e sim, é diferente de estar na escola, onde a criança para, vai ao banheiro, bebe uma água, se levanta para ir ao encontro da professora, por exemplo.

A casa, local de aconchego e acalanto, se tornou para muitas uma “prisão”! E, se não revertermos este quadro com brevidade, veremos as crises de estresse e ansiedade infantis subirem assustadoramente.

Criar uma rotina, não é um “bicho de sete cabeças”! É mostrar para a crianças que, uma organização temporal pode ser favorável ao seu desenvolvimento, a sua aprendizagem e ao seu lazer.

Desde que nascem, as crianças precisam de uma rotina. Seja para o sono fluir e a criança descansar, seja para se alimentar, seja para brincar e aprender.

A ociosidade também precisa estar na rotina das crianças, elas precisam de tempo para elas não fazerem NADA, ou simplesmente escolherem o que querem fazer com autonomia.

É importante ressaltar que, na ânsia de darmos o melhor aos nossos filhos, muitas vezes, recheamos sua agenda de atividades e esquecemos de priorizar o contato físico, emocional, o brincar. As atividades devem ser escolhidas com cautela e, a partir dos 3 anos, a criança já consegue optar por quais atividades deseja realizar e sua voz merece ser ouvida! O diálogo e a argumentação devem estar sempre presentes na escolha das atividades a ser realizadas pela criança.

Outro pronto que é muito importante frisar é a necessidade de flexibilização. A criança precisa entender que existem percalços que possam impedi-la de realizar alguma atividade, ou que um “plano B” precise entrar em ação, compreendendo que isso seja possível e passível de aceitação, sem gerar frustrações.

Muitas famílias já estão optando por fazer um quadro com a criança e, nele programar a semana, ou o dia, a fim de fazer a crianças compreender os espaços e o tempo, sendo protagonista das suas ações e mediadora das intempéries que possam ocorrer dentro do planejado.

Se você quiser saber mais sobre o quadro de rotina, fique atendo às nossas mídias sociais que iremos compartilhar com vocês a construção do nosso quadro de organização!

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