Dedicamos esta semana, não somente às crianças, razão do nosso trabalho, dos nossos estudos, da nossa luta diária em prol de uma educação de qualidade. Dedicamos, também, aos professores, que lutam, dia após dia, para manterem-se fiéis aos seus propósitos educacionais, aos seus estudos e leituras constantes, ao seu legado, deixado, em cada criança. Regam com conhecimento, as sementes que lhe são confiadas, na esperança de um futuro mais justo, mais fraterno, mais igualitário.

A Educação Infantil, etapa inicial da educação básica, historicamente tratada com base no cuidar materno, consegue, ao longo dos anos, uma reflexão acerca do seu trabalho, valorizando o professor enquanto agente e mediador da aprendizagem, estudante constante do desenvolvimento infantil, que por meio da ludicidade, do brincar e das múltiplas facetas educacionais, consegue diariamente, desenvolver a aprendizagem dos seus alunos de maneira prazerosa, amorosa, respeitosa e, acima de tudo, com base em estudos e evidências científicas que corroboram para que o desenvolvimento global e a aprendizagem constante sejam, de fato, eficientes diante do cenário educacional que vivemos há anos em nosso país.

Profissional que, muitas vezes, ainda não é valorizado pelas famílias e pela sociedade, muitas vezes confundido com um ser maternal (não que não o seja!), porém muito mais que amorosidade, maternagem, existe muito estudo e empenho para que esta função seja desempenhada com qualidade e equidade.

Em um cenário de caos, instaurado pela Pandemia do Covid-19, trabalham de maneira remota, se reinventando diariamente, em prol de uma educação eficiente, mesmo diante de uma vivência até então desconhecida, conseguem, de fato, atingir as famílias e as crianças, com muito empenho e dedicação.

Fazemos alusão ao termo tia/tio, utilizado sem “maldade”, para nomear os profissionais da educação infantil, porém, que podem carregar o olhar de uma educação infantil que já superou seu papel de cuidado e maternagem, pura e simplesmente, como atividade educacional infantil. Quando nos referimos ao professor, carregamos com este título, a fundamentação teórica, o estudo diário, o cuidado com as práticas educativas, com o contexto pedagógico, com as múltiplas metodologias que estão a serviço da educação infantil, da criança e do seu desenvolvimento global.

Ao professorado, da educação infantil ao ensino superior, nosso MUITO OBRIGADO, pelo profissionalismo, pela atuação pedagógica, pela responsabilidade e pelo amor pelo trabalho pedagógico.

Aos meus professores, aqueles que passaram pela minha vida educacional, desde a educação infantil até o mestrado, meu muito obrigado pelos ensinamentos, pelo exemplo, pelo incentivo.

Que possamos, enquanto famílias, valorizar esta profissão, estes profissionais e suas atividades, de modo a contribuir para que seu legado não seja somente firmado na história, mas também nas memórias afetivas de nossas crianças, de maneira a deixar marcas positivas de amorosidade sim, porém somados aos ensinamentos que serão carregados ao longo da vida!

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