É, na infância, que muito hábitos são adquiridos. Hábitos que são aprendidos através de observação, de exemplos, de ações que colaboram para que determinada atitude seja inserida na rotina de maneira permanente.

Com a problemática que vivemos há um ano devido à Pandemia do COVID-19, hábitos de higiene estão sendo essenciais para manter a saúde coletiva, a começar pela saúde pessoal. Lavar as mãos constantemente, higienizá-las com álcool 70%, tirar o sapato antes de entrar em casa, dentre outros cuidados incorporados na rotina de muitas famílias, tem desenvolvido em nossas crianças, uma percepção de higiene bastante peculiar. A tal vitamina S (de sujeira) que muitas famílias costumavam utilizar para denominar as mãos sujas de tanto brincar, tiveram que ser substituídas pela constante lembrança de: Lave as mãos! Não coloque a mão na boca! Venha cá passar álcool! Nossas crianças entraram em uma bolha (o que sempre como educadores fomos contra, afinal, sabemos que as crianças aprendem através da experimentação tátil, do contato físico).

Ressaltando que é, sem dúvida, a melhor opção para o movimento que vivemos, os hábitos de higiene, até então inseridos de maneira leve na rotina das crianças, pode ter se tornado uma tortura!

Acreditamos que, esse fortalecimento pelo rigor aos hábitos de higiene pessoal, não sairão de nossa rotina tão cedo! Portanto, vamos usar de momentos lúdicos, descontraídos, para que as crianças aprendam a importância de ter esses hábitos inseridos em sua rotina de maneira correta. Vale passar tinta na mão para imitar o bichinho do coronavirus, ensinando como ela deve proceder com a lavagem das mãos para que o bichinho vá embora e não sobre nenhum por ali, por exemplo. Mas, não é só o ato de lavar as mãos que faz parte dos hábitos de higiene da rotina infantil. Tomar banho, escovar os dentes, pentear cabelos, cortar as unhas, são atividades que devem ser ensinadas para às crianças e, ao passar do tempo e da aquisição do amadurecimento da criança, ir dando autonomia para que ela realize a atividade sozinha, com supervisão.

Mas, você sabe o que deve explicar para a criança, para cada hábito que ela deve adquirir? Veja algumas dicas que deixamos a seguir:

1.Lavar as mãos (o hábito TOP do momento!): nossas mãozinhas tocam tudo. Mexem em coisas limpas, em coisas sujas, portanto, lavar as mãos é sempre essencial! Antes de comer, antes e depois de ir ao banheiro, ao chegar em casa. Afinal, muitas vezes usamos nossas mãos para coçar o nariz, para coçar os olhos, para levar algo à boca e, se estiverem sujas, os bichinhos invisíveis que estão nelas, vão entrar para dentro do nosso corpo deixando a gente doente!

2.Escovar os dentes: nossos dentinhos precisam estar sempre fortes! Alguns alimentos que comemos tem mais açúcar, mais gordura, e que ficam grudadinhas em nossos dentes. Se a gente não escovar, os bichinhos que podem entrar em nossa boca vão querer comer o restinho de comida que ficou ali grudadinho e, vai acabar comendo nossos dentinhos juntos. Aí, o dentinho fica doente, faz buraquinho, fica preto e dói. Por isso, temos que escovar os dentes: quando acordamos, depois que almoçamos, depois que jantamos e antes de dormir.

3.Tomar banho todos os dias: nosso corpo é muito importante para que possamos brincar, ir à escola, passear, nos divertir. Mas, com tanta coisa gostosa que fazemos, ele vai ficando suado, vai grudando sujeirinha e, se a gente não toma banho, os bichinhos que estão presentes nestas sujeirinhas começar a comer a sujeirinha e deixam a gente fedido! Além disso, os bichinhos podem entrar em nosso corpo e ficamos doente!

4.Cortar as unhas: você sabia que, embaixo das nossas unhas quando elas ficam grandes, vai acumulando um monte de sujeira? Os bichinhos aproveitam este espaço para ficarem escondidos! Pronto, está feita a confusão: eles vão andar pelas nossas mãozinhas e podem entrar na nossa boca, nos nossos olhos, ou em qualquer outro lugar que nossa mãozinha for coçar!

Deixamos as “dicas” com uma fala bem infantil, como sugestão de como você pode abordar cada tópico com a criança. Diga que você vai ensinar e que, com o passar dos dias, ela poderá realizar a atividade sozinha e que você vai “checar” ao final (dando aquela supervisão final importantíssima!)

Seja sempre exemplo para sua criança também! Ver os pais ou cuidadores realizando as tarefas é fundamental para que ela aprenda e adquira os hábitos.

Vale, também, recorrer à recursos pedagógicos: livros, músicas, vídeos que abordem o tema é sempre produtivo!

E, em tempos de Pandemia do COVID-19, não podemos deixar de falar do uso de máscaras e da sua troca constante! Deixamos, aqui, o link de um vídeo muito didático (e engraçado!) que a UNICEF preparou para instruirmos nossas crianças a usarem a máscara de maneira correta.

Que tal começar a incentivar bons hábitos de higiene em casa, com as crianças? Comece hoje mesmo!

Convidamos para acompanhar nossas reflexões em nossas demais mídias sociais, clicando sobre o link Liderança Educativa.