No dia 12.07.2021, tivemos uma LIVE no YouTube com o tema “DESCOBRI QUE MEU BEBÊ TEM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: E AGORA? (INICIAÇÃO EM LIBRAS PARA FAMÍLIAS). Essa live, com a Professora Priscila Scapin Pedagoga, pós-graduada em LIBRAS e Práticas Inclusivas e Professora Interlocutora de LIBRAS, nos trouxe algumas reflexões sobre o descobrimento da deficiência auditiva em bebês. Assista!

Priscila aborda os graus de surdez, trazendo a importância de realizar o “teste da orelhinha” na maternidade, bem desmistifica que o surdo não pode ser oralizado.

Além de todos os aspectos clínicos da surdez, Priscila traz a importância de uma equipe multidisciplinar, que dê apoio à família da criança e à própria criança, como: Otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e psicólogo. Enfatiza que todo tratamento pode ser realizado via SUS e que é direito da criança ter todo o acompanhamento necessário para o seu pleno desenvolvimento.

Quando falamos em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, podemos afirmar que a sua inserção deve ser realizada desde a mais tenra idade. A família deve buscar aprender para inserir em seu cotidiano familiar, oportunizando que a criança possa aprender desde cedo. “Para que haja um aprendizado com eficiência e excelência é importante que seja inserido assim que a fase do balbucio se inicia, assim como os ouvintes começam a se comunicar os surdos também”, comenta Priscila Scapin.

As dúvidas com relação à deficiência auditiva vão surgir durante todo o processo de desenvolvimento da criança, por isso, é fundamental que a família tenha apoio dos profissionais da área de saúde e educação. Falando em educação, ao procurar uma escola infantil para a criança, é importante que a família tente uma escola bilíngue, ou seja, que tenha profissionais proficientes em LIBRAS. Caso não encontre, que tenha pelo menos um profissional interlocutor.

E se você conhece alguma família que precisa de apoio, ou se você precisa de apoio, entre em contato com a Professora Priscila Scapin. Ela atua com formação em LIBRAS. Clique sobre o contato: E-mail e WhatsApp

Convidamos você para acompanhar nossas reflexões em nossas demais mídias sociais, clicando sobre o link Liderança Educativa.

Imagem: By CANVA