O enxoval do bebê é um assunto muito falado no mundo da maternidade / paternidade. O sonho de ter o quarto infantil organizado, com peças decorativas personalizadas é, sem dúvida, um dos maiores desejos de muitas famílias.

Não apenas ter um ambiente aconchegante, mas que agregue valor e aprendizagem de maneira lúdica: esse foi um start da Pedagoga, Doutora em Educação e Artesã do Ateliê Vovó Costuras, Luciana Cardoso, que trouxe um novo olhar para o enxoval do bebê. Luciana é nossa entrevistada de hoje e, nos apresenta seu empreendimento e o objetivo do seu trabalho. “O Vovó Costuras começou meio que sem querer… eu herdei a antiga máquina de costuras da minha avó. Sempre tive o desejo de costurar, mas nunca me senti capacitada para isso (risos). Nessa época eu ainda trabalhava como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Comecei costurando coisas para minha casa. Minha primeira peça foi um jogo americano. Aos poucos fui aprendendo a fazer coisas novas e as amigas começaram a fazer algumas encomendas. Nesse meio tempo veio a pandemia… consegui resistir aos dilemas da docência nesse novo contexto com duas crianças pequenas em casa até setembro de 2020. Nessa fase eu já estava vendendo vários utilitários para bebês e já tinha o pedido do primeiro enxoval. Brinco que desde que comprei o primeiro tecidinho infantil foi um caminho sem volta (risos), me apaixonei pelo universo da costura para a primeira infância. Fiz vários cursos online e hoje trabalho exclusivamente com esse nicho,” relata Luciana.

Agregando valor, conhecimento pedagógico, carinho materno, as peças desenvolvidas pela Luciana são únicas, personalizadas e de acordo com o interesse da família. “Hoje o Vovó Costuras produz enxovais e utilitários para bebês e crianças. Recebo com frequência mamães de primeira viagem e mamães em que os filhos mais velhos estão na transição berço-cama porque o caçula está a caminho… ou porque realmente a fase do berço passou.” Com isso, Luciana ouve as famílias, o desejo, o sonho. Em contato constante, seja com a família, ou até mesmo com a criança, Luciana produz muito além de peças de enxoval decorativo: ela soma seu conhecimento pedagógico, orientando às famílias, na organização do espaço, das cores a serem utilizadas, dando dicas de como proceder com as peças quando a criança começa a crescer. Ah, algumas peças são multifuncionais, ou seja, acompanham a criança durante seu crescimento, fazendo com que elas ganhem novas funcionalidades. E este é, sem dúvida, um dos diferenciais do Ateliê Vovó Costuras, como nos conta Luciana: “Acredito que a bagagem que trago nesses quase vinte anos atuando como professora e pesquisadora na educação, mais especificamente da primeira infância, aliada à minha experiência como mãe de um casal: Manuela com 4 anos e Miguel com 8 anos, torna o meu trabalho mais franco com as mães no sentido do que realmente será utilizado no enxoval e, mais conectado ao universo infantil. Um dos grandes diferenciais está no atendimento muito amoroso e delicado, sobretudo com as mamães de primeira viagem. É uma fase de muita novidade! Elas precisam sentir esse apoio, especialmente as que vivenciaram esse momento no contexto do isolamento social. Sensibilidade, acolhimento e escuta atenta são importantes para elas.”

Quando dizemos que as peças são multifuncionais, contamos com a exemplificação da Luciana, vejam “Algumas peças possuem vida útil longa, como é o caso do ninho redutor que se transforma em tapete para brincar e da trança que pode ser usada como delimitador de espaço para que o bebê não saia rolando pela sala enquanto os pais não estão de olho! Sabemos como os bebês podem ser rápidos quando querem (risos). Outras peças como almofadas decorativas ganham ludicidade, sendo confeccionadas de acordo com o tema desejado: ursos, raposas, arco-íris, unicórnios, elefantes, girafas, macaquinhos, etc… Todas podem se tornar aquela naninha especial, que a criança carrega para todo lado e que dá a ela a segurança necessária na hora de dormir, por exemplo. A almofada nó pode ser utilizada para as primeiras brincadeiras com rolamentos. Os bebês adoram que um adulto brinque com eles de rolar bolinhas. Ela é macia e cheia de gominhos, permitindo a exploração sensorial, por exemplo.”

Um dos maiores desejos do Ateliê Vovó Costuras é trabalhar com o valor afetivo do enxoval “[…] penso que o valor afetivo do trabalho artesanal seja o nosso ponto forte! Aqui cada projeto é realmente único! As mamães participam de todo o processo. Após o orçamento inicial marcamos uma reunião por vídeo-chamada. Nesse momento tento entender tudo o que a mamãe pensa e sonha. Apresento algumas ideias considerando a utilidade das peças e o seu potencial lúdico. Após essa conversa inicio a busca pelas estampas e envio fotos das possibilidades para a mamãe. Então, com as estampas escolhidas, faço esboços artesanais/manuais para que a mamãe visualize a distribuição desses tecidos no enxoval. Só após sua aprovação é que o enxoval entra na produção. é um processo que leva em média 45 dias, dependendo da escolha dos tecidos. Todo o atendimento foi pensado em razão do momento vivido e da preservação da saúde da gestante” – comenta Luciana.

Luciana finaliza nossa conversa nos contando qual a sua proposta para o enxoval lúdico, como agrega costura criativa, qualidade, ludicidade e conhecimento pedagógico às suas peças: “Cada enxoval é um universo a parte. É como se cada projeto me pedisse os elementos para o compor. Essa criatividade acompanha os desejos e sonhos das mães, mas sempre que possível, trago informações sobre o desenvolvimento infantil para compor o quarto. Cores fortes ou com muitas estampas são um convite ao brincar. Os bebês adoram e quando já estão na fase de apontar e falar “Esse, esse” se divertem apontando animais ou elementos de um jardim, por exemplo. Aguardam ansiosos pelas respostas dos adultos e se empolgam quando o adulto entra na brincadeira e associam os elementos a músicas ou sons, por exemplo, cantar alecrim dourado quando o bebê mostra a flor. Isso é aprendizado e estímulo para o desenvolvimento da oralidade e pode ser feito ali, enquanto o bebê está no berço esperando o adulto organizar as coisinhas para a hora do banho. Por outro lado, o berço precisa ser um lugar tranquilo e com poucos estímulos. Assim, sempre que componho um enxoval, opto por colocar o tecido mais estampado na cabeceira. Quem entra no quarto o vê em destaque, mas ele fica fora do campo de visão do bebê na hora de dormir. A qualidade dos materiais também é um item que ganha destaque. Espumas, enchimentos e tecidos veem de bons fornecedores. Os tecidos são sempre 100% algodão e os enchimentos anti-alérgicos.”

Agora me diga: você já tinha parado para pensar como o enxoval infantil pode trazer tantos benefícios para a criança? Para conhecer mais sobre o trabalho da Luciana Cardoso do Ateliê Vovó Costuras, entre em contato através das mídias sociais: Instagram, WhatsApp, E-mail.

Convidamos você para acompanhar nossas reflexões em nossas demais mídias sociais, clicando sobre o link Liderança Educativa.