Nunca se falou tanto sobre gestão do tempo. Afinal, vivemos em meio a uma Pandemia Global que fez com que todas as pessoas acumulassem funções, deixassem de delegar, algumas funções / atividades, ao outro diante da insegurança do contato físico e, com isso, a sobrecarga chegou para todos.

Mas, depois de 9 meses – o tempo de uma gestão, inclusive – notamos o quanto a gestão do tempo materno está cada dia mais sofrida, mais abalada e mais doente.

Mães adoecem de cansaço físico e mental, afinal, cuidar da casa, dos filhos, do eu profissional, ao mesmo tempo, é uma tarefa bastante desgastante!

Vemos mães em home office, cuidando dos filhos, trabalhando, parando para cuidar da alimentação, ajudar na lição de casa, cuidar da casa, da roupa… Essa multifunção tem deixado as mulheres cada dia mais doentes, física, mental e emocionalmente.

Não é um texto “chavão”, como dizemos no popular, é a verdade “nua e crua” de um tempo nunca vivido, mas sobrevivido!

Hoje, nossa entrevista é com Hojana Pavani, Coach de Direcionamento e Orientação Pessoal e Profissional que irá nos acalantar com suas dicas de como gerir o tempo materno e o tempo feminino, afinal uma das nossas funções, além de mãe, esposa, profissional é ser MULHER, com todas as letras maiúsculas e não podemos esquecer essa essência.

Mas, o que é Gestão do Tempo? Hojana nos explica que gerir o tempo  “É saber gerenciar de forma leve e equilibrada os diversos papéis exercidos por você no seu dia a dia. É chegar no início da noite e ter sensação de paz e tranquilidade, além de agradecimento por ter realizado seus afazeres sem confusão e estresse.” Podemos pensar que, “o papel aceita tudo”, como dizem. Conseguimos colocar isso em prática no nosso dia a dia? Sim! E a Coach Hojana Pavani nos traz dicas “Primeiro temos que reconhecer quais são os nossos papéis e como eles estão representados em sua vida. Depois redistribuir da forma possível dentro das 24h, 07 dias por semana e, não 30h e 10 dias por semana. Precisamos ter consciência que só temos 24h e 7 dias, não adianta querer fazer além. Essa consciência, costuma ser bem difícil da pessoa adquirir.”

E nesse vai e vem de tarefas, de funções, a maternidade sempre, cheia de culpas, como já refletimos com a psicóloga Nádia Saconato em outro momento, vem como um entrave enorme em nossa rotina. Mas, é possível gerirmos o tempo materno sem carregar o fardo da culpa, como comenta Hojana, “partindo do princípio que a mãe tem um bom autoconhecimento, sabe reconhecer suas limitações e sabe entender cada momento, inclusive momentos de pedir ajudar e delegar, sem culpa”, é possível gerir este tempo materno de maneira muito produtiva.

Os dias vão passando, a rotina exaustiva chega, com ela a estafa, o cansaço extremo. Fatores que estarão sempre presentes, não somente na rotina materna, mas na rotina de todos que não conseguirem gerir suas emoções, como Hojana alerta: “A estafa hora ou outra até existirá, o problema é a estafa emocional permanecer, isso sim, não podemos deixar acontecer. Como fazemos isso: gerenciando nossas emoções e desenvolvendo autoconsciência. Competências fundamentais para nosso equilíbrio emocional e físico.”

Precisamos aprender a priorizar tarefas. Uma atividade que traz leveza e acalanto para a rotina. Precisamos entender o que é importante, urgente e circunstancial na nossa vida, elencando atividades prioritárias e secundárias sem mexer na qualidade de execução das tarefas.

E você, mulher que lê este texto, já parou para avaliar o seu tempo? Elenque, agora mesmo, suas prioridades e, com leveza, mantenha sua função feminina sempre em alta, para que as demais funções sigam com prazer!

Precisamos estar sempre atentas ao nosso eu, ao olhar do feminino, do abraço interno, da gestão do tempo sem culpa, sem cobrança e, olhando para o externo e fazendo o possível, dentro dos limites, a fim de mantermos qualidade em nossas ações, em nossas funções e em nossas relações.

 

E, se você precisa de ajuda para refletir sobre o gerenciamento do seu tempo, da qualidade das suas atividades, entre em contato com Hojana Pavani através dos canais de atendimento:

Facebook: Coach Hojana Pavani

Instagram: Hojana Pavani

Linkedin: Hojana Pavani

WhatsApp: Hojana Pavani