Ah o verão! Quem não gosta de uma piscina, não é mesmo? Porém, o uso da piscina vai muito além do uso como recreação. A piscina tem muitos benefícios para a qualidade de vida das crianças, desde bebês.

Os benefícios da aula de natação iniciam-se na infância, porém se estendem ao longo da vida!

Dentre os muitos benefícios da prática, estar em ambiente aquático desenvolve segurança, sociabilidade e desenvolvimento motor, porém, não para por aí!

Logicamente que o verão é o tempo mais propício para dar início à prática de exercícios na água, mas nos dias atuais, a comodidade das academias em proporcionar água climatizada, ambiente preparado para aula durante os dias mais frios não impede que a criança faça as aulas de natação em todas as estações do ano!

Esta atividade física é indicada a partir dos 6 meses de idade (desde que a academia e os profissionais tenham preparo para lidar com crianças nesta faixa etária, além de metodologia adequada para bebês e crianças). Dentre os benefícios, o estímulo sensorial na água, durante a aula de natação, permite que o cérebro infantil faça milhares de sinapses (interligações) que trarão ganhos direto ao desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Além de todo aprendizado, ela ganha experiência na água, permitindo mais desenvoltura, uma vez que a criança é livre de medos, doando-se mais aos estímulos proporcionados pelo profissional / professor.

Trouxemos, a seguir, alguns benefícios de inserir seu filho na aula de natação desde pequeno:

1.Autoconfiança

Permitir o contato da criança, desde pequena com práticas aquáticas, possibilita que ela ganhe confiança em um meio diferente do habitual (terrestre). O medo da água tende a não existir, proporcionando a ela novas aprendizagens em diferentes tipos de espaço.

2.Condicionamento físico e gasto de energia

Permite o desenvolvimento muscular, das articulações, trazendo força e equilíbrio. Além de ser uma atividade que gasta energia, gerando perda calórica, o que contribui para uma vida saudável, combatendo o sedentarismo e a obesidade infantil, temas tão preocupantes na sociedade atual.

3.Desenvolvimento cognitivo

Exercício físico, desde que praticado sob o olhar atento e as orientações de um profissional, proporcionam o crescimento de células cerebrais e novos neurônios, auxiliando no desenvolvimento cognitivo.

A prática de natação permite que a criança desenvolva o foco, habilidade de raciocínio, aprimore a linguagem, a flexibilidade cognitiva, como velocidade e precisão na resolução de problemas.

4.Estímulo para o desenvolvimento motor

Além de melhorar a flexibilidade, o equilíbrio e a postura, os estímulos motores desenvolvidos na prática de natação, são grandes aliados das atividades rotineiras. Permite que a criança tenha conhecimento corporal, desenvolvendo o refinamento da coordenação motora global, da coordenação motora fina, além de desenvolver conhecimento de espaço e tempo, bem como da sua relação dentro destes espaços.

5.Fortalece a musculatura torácica

Além de fortalecer o diafragma e melhorar a capacidade cardiorrespiratória que influencia na oxigenação do corpo, aumenta a resistência imunológica do organismo. Permite, também, o desenvolvimento da capacidade aeróbica. Com a prática de natação, existe um maior fortalecimento dos músculos da parede torácica, proporcionando uma melhor contração e expansão do pulmão, resultando numa melhor oxigenação no sangue.

6.Noção de segurança

Noções básicas como aprender a flutuar, respirar debaixo da água, são aprendizagens essenciais para que a criança se mantenha segura até chegar socorro. Habilidades como essas desenvolvem comportamentos mais seguros, também fora da piscina, como não caminhar ou correr próximo à borda da piscina ou entrar na água sem a presença de um adulto.

7.Qualidade do sono

A atividade proporciona o gasto de energia, com isso a experiência sensorial na água, traz relaxamento para as crianças, aliviando as tensões e reduzindo o estresse. Como consequência o sono tende a ser muito melhor.

Eric Silva, pai da Beatriz de 3 anos, relata o motivo que o fez colocar sua filha na natação com apenas 1 ano e 1 mês: “Minha filha tem contato com piscina na casa dos avós. Proporcionar segurança foi um dos primeiros fatores da lista de benefícios que eu e minha esposa listamos. Além de proporcionar a nossa filha o desenvolvimento motor. Bia é muito distraída, caia com muita facilidade. Levamos ao ortopedista para uma avaliação e não foi identificado nenhum problema de ordem motora ou física. Notamos que, após a inserção dela na natação ela ganhou mais consciência corporal. Infelizmente a Pandemia a afastou da atividade por alguns meses. Após a retomada, achamos que ela fosse precisar de uma nova adaptação ao ambiente aquático. Porém essa adaptação levou apenas 2 aulas. Hoje não entramos mais juntos, ela fica na piscina com os professores e seu desenvolvimento, dentro da água, é notório. Estamos muito satisfeitos com os ganhos que ela teve até o momento, ela faz aulas de 45 minutos duas vezes na semana! Além, claro, dela gostar muito das aulas e, por ela, iria todos os dias! Vale comentar que, jamais a deixamos sem supervisão em piscinas, seja na casa dos avós ou em outros locais. Prezamos muito pela segurança e pelo momento em família, além de estarmos cientes de que ela não tem condições seguras para estar no ambiente aquático sem nossa presença.”

 

– Acompanhe nossas reflexões em nossas demais mídias sociais, clicando sobre o link Liderança Educativa.