Muito se fala sobre o retorno, sobre o acolhimento das crianças, na escola, durante a Pandemia de Covid-19.

Uma decisão que deve ser pautada na reflexão e diálogo da família em conjunto com a instituição de ensino.

Notamos, que o isolamento social, tem sido muito questionado por famílias e escola, uma vez que, a retomada de vários setores já ocorreu, enquanto o setor educacional ainda se mantém em processo de reflexão sobre a retomada ou não do atendimento presencial.

Crianças privadas do contato social de cunho pedagógico e não privadas de outros “contatos sociais” é um dos maiores questionamentos dos pais nas mídias sociais.

Contudo, do outro lado, muitas escolas optando pela retomada se colocando à disposição dos órgãos fiscalizadores para checagem dos protocolos solicitados e por elas atendidos, enquanto outras instituições mencionam o receio da retomada devido à falta de subsídios que possam dar qualidade ao atendimento presencial neste momento. Muitos fatores são analisados, elencados, refletidos e discutidos.

Protocolos sanitários estão sendo, cotidianamente, revistos para que a proliferação do vírus seja reduzida.

Do outro lado, ainda existe a reflexão docente e gestora, sobre como manter distanciamento social de crianças entre 0 e 5 anos de idade, cuja aprendizagem ocorre diante do contato físico, da exploração do concreto.

Uma via dialética muito discutida nos últimos meses entre todos os envolvidos!

A Sociedade Brasileira de Pediatria vem refletindo muito sobre a retomada, trazendo reflexões científicas, explanações pautadas em pesquisas e análises que, corroboram para que a retomada aconteça, diante de aspectos importantes a serem considerados.

Precisamos, enquanto família, refletir sobre nossa decisão, com base no que optamos para o desenvolvimento das nossas crianças.

Enquanto escola, precisamos garantir que a retomada seja amplamente segura, desde a organização, implementação e supervisão dos protocolos a serem seguidos, bem como a orientação, formação e supervisão de todos os profissionais envolvidos no processo de retomada, para que, junto com as famílias o protocolo seja cumprido em sua totalidade de segurança.

Mais do que nunca é hora de juntos refletirmos e agirmos em prol da infância, do desenvolvimento maturacional, emocional e pedagógico das nossas crianças.

O medo existe? Claro! Não conheço sequer uma pessoa que não esteja com o medo embutido nas suas reflexões e decisões, porém, precisamos dar início à uma reflexão mais profunda sobre o como agiremos e quando agiremos.

Leia, clicando sobre o título, o documento da Sociedade Brasileira de Pediatria com as Reflexões da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre o retorno às aulas durante a pandemia de Covid-19.

– Acompanhe nossas reflexões em nossas demais mídias sociais, clicando sobre o link Liderança Educativa.