Em meio ao caos que vivemos em 2020, devido a Pandemia do Covid-19, uma das orientações para nos mantermos com saúde e longe do vírus é o isolamento social, além do uso de máscara, lavagem das mãos e uso do álcool 70%.

Famílias inteiras estão se resguardando, enquanto podem, enquanto possível e, resguardando os idosos, que são, em sua maioria, o grupo de maior risco de contaminação seguido de complicações.

Sabemos que além da preocupação do contágio, da doença, das suas complicações, a preocupação com o emocional dos idosos vem ganhando, cada dia mais força, entre as famílias, cuidadores, médicos e psicólogos.

Manter-se em isolamento não é fácil para nenhuma idade e, para os idosos, fica mais difícil, uma vez que, em sua maioria já não são mais ativos profissionalmente e os passeios e reuniões com amigos e familiares passam a ser sua maior distração.

Aumentaram os casos de depressão na terceira idade, seguidos de crises de pânico, pensamentos negativos, falta de apetite.

Estar em contato com as informações sobre o vírus é essencial para que possamos nos cuidar e cuidar dos nossos familiares com mais propriedade, porém, manter o foco somente neste tipo de assunto deixa todos nós cada vez mais apreensivos.

Com a esperança da chegada da vacina, outras preocupações passam a fazer parte da rotina das famílias, dos idosos. Os benefícios, os efeitos colaterais, a escolha ou não pela vacinação.

Cada dia nossas preocupações aumentam, ganhando novos episódios.

Precisamos cuidar de quem sempre cuidou de nós. Precisamos olhar para o idoso diante de tudo que estamos passando, além da doença física causada pelo vírus. Precisamos olhar para sua saúde emocional.

Deixamos, a seguir, algumas dicas de atividades que podem ser realizadas em casa, sem exposição ao risco e que podem manter o idoso ativo e longe de pensamentos ruins:

– Fazer artesanato, seja com fios – crochê, tricô, macramê – seja com pintura em tela, mosaico, modelagem de argila, são atividades que ativam o esquema cerebral, estimulam a criatividade e a autonomia.

– Ler um livro, ouvir uma música, tocar um instrumento musical é sempre uma “boa pedida” – envolver-se em atividades de cunho artístico auxiliam no desenvolvimento da autoestima também.

– Fazer exercícios motores, físicos, com orientação de profissionais que estejam atuando à distância. Coloque para o idoso acompanhar seja na TV, no notebook, celular ou tablete – permita que ele visualize e faça os exercícios.

– Manter-se em contato com os familiares e amigos usando as mídias sociais é sempre muito proveitoso.

– Receber os netos por “drive thru” também é uma excelente ideia! Uma passada de carro, um beijo de longe, aquece o coração de todos!

Aqui, o contato com os avós maternos não foi perdido! Mantivemos o contato com todo protocolo de cuidado a cada vez que nos expomos ao meio social, para resguardar a nós e aos avós.

Precisamos compreender que não são somente os idosos que se isolam e sentem o isolamento. As crianças também têm sofrido muito com a falta dos avós, dos amigos da escola, da sua vida social, da sua interação com o meio!

Olhar para nossas crianças, para os sentimentos que elas têm demonstrado neste período, nos ajudará a cuidar delas não somente agora, mas num futuro bem próximo também!

Quais são as consequências emocionais que essas crianças levarão para o futuro? Como você tem lidado com o isolamento dessas crianças? O que elas têm aprendido durante este tempo de “resguardo”?

Por aqui, temos fotografado as atividades, os “feitos”, os acontecimentos e criamos um álbum de recordações da Pandemia!

Tentamos mostrar o quanto o vírus é “perigoso”, mas ao mesmo tempo mostrando o que tem de positivo deste tempo.

E por aí? Quais as reflexões que vocês têm feito sobre este período?

Em nova reflexão, traremos um olhar cuidadoso sobre nossas crianças, as emoções que assolam a infância neste período e, o quanto este olhar atento é essencial para garantirmos o desenvolvimento emocional sadio das nossas crianças!

 

– Acompanhe nossas reflexões em nossas demais mídias sociais, clicando sobre o link Liderança Educativa.