Suporte pedagógico é todo recurso que o professor, a família, o mediador utiliza para a estimulação da criança, para que ela tenha condições de interagir com o novo, gerando nova aprendizagem.

A criança pequena, em especial, aprecia muito os suportes pedagógicos! Músicas, brinquedos construídos com materiais recicláveis, livros, todo recurso que irá fazer com que a criança desenvolva sua aprendizagem de maneira significativa é, sempre bem-vindo, no processo de aprendizagem.

A interação da criança com o meio, com os recursos que lhe são ofertados, permite que ela construa novas aprendizagens, faça relação entre situações parecidas de tal forma que consiga resolver conflitos por associação de ideias e de vivências.

Permitir que a criança “coloque a mão na massa”, ou seja, permitir que ela participe do processo de escolha, de criação, de interação com o suporte pedagógico incentiva a sua autonomia, seu senso crítico e suas habilidades de exposição verbal frente ao que lhe é proposto.

Muitas famílias, professores, mediadores, ficam preocupados no que oferecer para a criança. Oferecer materiais diversos, que temos em casa, como: colheres, potes plásticos, tampinhas, sacos de papel, caixas de papelão, copos descartáveis, jornal, revista, tecidos (lenços, lençol, retalhos), rolinhos de papel higiênico, embalagem de ovos, são exemplos de materiais que podem ser utilizados pela criança no seu processo criativo. Com estes materiais, estaremos proporcionando à criança a elaboração de novos projetos, o desenvolvimento do senso criativo, além do desenvolvimento motor, cognitivo.  Ao fazer um fantoche de meias, por exemplo, a criança estará se valendo do senso estético, da criatividade, da coordenação motora. Ao usar o fantoche para contar uma história, estará desenvolvendo a imaginação, a linguagem, a inteligência interpessoal. Ao construir um castelo, empilhando copos ou rolinhos de papel higiênico, a criança desenvolve a contagem, a concentração, a destreza visomotora. Com tampinhas e saco de papel, pode construir chocalhos, explorando o som, a altura, a intensidade, o ritmo. Com caixas, ao criar um carro, um avião, um castelo, uma casa, um barco, pode criar histórias e participar delas, desenvolvendo desde a coordenação motora durante a criação do brinquedo, ao pintar, recortar, dobrar, colar, até a elaboração de histórias, cuja mente criativa pode criar, auxiliando no desenvolvimento da fala e da imaginação, também.

Tecidos, muitos tecidos, podem se transformar em cabanas, em roupas de reis e rainhas… a criatividade da criança precisa ser estimulada, incentivada, exercitada.

Enquanto adultos mediadores, podemos auxiliar a criança no processo criativo, oferecendo subsídios para que elas criem seus suportes. Um mouse e um teclado de computador que você não usa mais, uma agenda antiga, um caderno, um jornal, podem ser estruturados, pela criança, em escritórios, clínicas, escolas… o brincar da criança vai sendo ampliado através das ações que ela vivencia, das que lhe são ofertadas.

Separe materiais que possam ser utilizados pela criança, disponibilize um espaço para que ela possa fazer suas criações. Estimule a criatividade, a autonomia e a aprendizagem na primeira infância!

Convidamos você para acompanhar nossas reflexões em nossas demais mídias sociais, clicando sobre o link Liderança Educativa.