Saúde Emocional: 5 Dicas para Deixar as Emoções em Dia

Cuidar da nossa saúde emocional nunca foi tão urgente como nos dias atuais! O que você tem feito por sua saúde mental?

Conteúdo

Saúde Emocional: uma mulher adulta mostrando placas com figura de triste e feliz para uma menina.

Imagem de Freepik

Cuidar da nossa saúde emocional nunca foi tão urgente como nos dias atuais! Se estivermos com ela “em dia”, teremos mais facilidade para lidar com as intemperes do nosso cotidiano.

Lidamos com pessoas, com diferentes tipos de pessoas. Cada qual com suas limitações, assim como a pessoa que vos escreve.

O diálogo, a partilha de ideias, tem se tornado algo raro nos dias atuais. As pessoas perderam a habilidade de escuta, de fala, de compreender o outro e de se compreender.

Leituras, filmes, rodas de conversa, tratamento com psicólogo, são algumas das possibilidade de você conhecer suas emoções, acolhê-las e validá-las.

Na medida em que nos conhecemos, possibilitamos conhecer o outro! Para quem atua com crianças e adolescentes, o conhecimento sobre as emoções é uma tarefa obrigatória! Em tempo de telas, de amizades virtuais, uma boa conversa olho no olho, um abraço de acalanto é reconfortante!

Saúde Emocional em dia

Outro dia, conversando com a minha psicóloga, ela me fez refletir sobre algo: uma pessoa com limitações físicas é, quase sempre, bem aceita, bem acolhida. Se a limitação for psicológica/ emocional, essa limitação, por vezes, é questionada pelos seus pares!

É urgente lidarmos de maneira mais assertiva possível com nossas emoções. Compreendê-las, acolhê-las, aceitá-las e, na medida do possível, revisá-las e transformá-las é, sem dúvida, o melhor que temos a fazer por nós!

Saúde Emocional das crianças

E quando lidamos com crianças, sejam nossos filhos, nossos alunos… precisamos estar sempre atentos às emoções, ao turbilhão de emoções, que está criança, estas crianças, apresentam. Ajudá-las a nomear as emoções, a acolhê-las, a revisitá-las. Cada emoção é, sem dúvida, importante para o nosso aprendizado, seja como pessoa, seja como profissional.

Os filmes Divertidamente 1 e 2, são uma excelente ferramenta para apresentar aos nossos filhos e alunos (sempre respeitando a classificação indicativa, claro!) já que abordam as diferentes emoções presentes em nosso cotidiano.

Tanto as emoções agradáveis quanto as desagradáveis são de grande importância para nossa vida! São as emoções que nos permitem vivenciar situações e cuidar de outras que possam nos causar problemas. Como o medo, ele nos limita em situações de perigo!

Você sabe como as crianças expressam suas emoções? Você, adulto mediador, precisa ter uma escuta ativa aguçada, assim como um olhar atento! Choro, riso, euforia, afastamento, agressividade, “birra”, repulsa, nojo… a presença constante e, por vezes, exacerbada, traz indicativos a serem observados.

5 Dicas para trabalhar a Saúde Emocional das crianças

Como pais, professores, temos a linda tarefa de fortalecer vínculos, de trabalhar estas emoções juntamente com nossas crianças.

Trouxemos algumas dicas:

  1. Ajudar a criança a nomear as emoções é, sem dúvida, a primeira tarefa a ser compartilhada. Dar nome, dar voz, dar vez, para que a criança possa verbalizar o que sente, quando sente.
  2. Acolher e validar os sentimentos é fundamental! Nunca menospreze os sentimentos, dizendo ter pouca importância. Acolha, ouça.
  3. Ser modelo é a tarefa desafiadora! Nós também precisamos nos acolher, nomear o que sentimentos, e mostrar para a criança que nós também passamos por momentos não tão agradáveis e que também precisamos de ajuda.
  4. Técnicas de enfrentamento, ou seja, suportes que auxiliem a criança a se autorregular são fundamentais caso a criança não tenha algum adulto de referência para auxiliá-la naquele momento: a respiração, o lavar as mãos e o rosto, ou outra atividade que a criança faça e que a acalme.
  5. Busque ajuda de um profissional, seja para você, seja para sua criança, caso julgue necessário! Cuidar da saúde emocional é de extrema importância.


Conheça nosso plano de Consultoria Educacional. Leve esta temática para sua escola e fortifique seus profissionais e seus alunos!

Aproveite e ouça este artigo no Spotify. Acesse!

Gostou? Compartilhe: