Imagem de Wayhomestudio no FREEPIK
Na última semana o Cabelo Maluco deixou a escola maluca, as famílias malucas… O TOP 10 da internet foram as mães, as famílias, comentando, buscando inspiração, ideias, para elaborar um penteado criativo, maluco, original.
Alguns expunham sua opinião de maneira positiva, entrando na brincadeira, mostrando entusiasmo, alegria. Outros, traziam a insatisfação de ter que desenvolver aquela atividade, expondo suas inquietações. Vi, inclusive, questionamentos acerca da “função pedagógica” desta atividade.
Mochila Divertida e o envolvimento familiar
Na escola da minha filha, este ano, não tivemos o “Cabelo Maluco”, mas sim a “Mochila Divertida”. E confesso para vocês que A-M-A-M-O-S fazer a atividade em família! Pesquisamos ideias no Google, fomos à papelaria e compramos os papéis, passamos no supermercado e pegamos a caixa que seria o suporte da Mochila Divertida. O pai, já foi logo pensando em como a criança iria levar a mochila. Desmontou uma mochila antiga, que estava afixada em um carrinho, para usá-lo como base de transporte. A mãe, que vos escreve, já abriu sua bolsa de professora e pegou lápis e régua. A criança, já pegou sua cola e, desta maneira, o trabalho coletivo iniciou.
Fomos fazendo por partes: encapamos a caixa com cartolina branca, depois riscamos o papel vermelho e fomos recortando e colando na caixa. Abri o computador e o CANVA e, criei uma base de escrita para que a minha filha escrevesse o que iria compor a sua “caixa de pipoca de cinema”. Imprimi, colamos. Deixamos nossa “obra de arte” descansando, até a véspera de sua utilização, quando estouramos a pipoca e, juntos, colamos.
Ah, mas antes de tudo isso, minha pequena artista fez um desenho-esboço do que queria e como queria que ficasse! Isso foi crucial para a escolha das cores dos papéis e de como iríamos montar a mochila.
Que delícia vê-la feliz com seu feito, com o feito em família!
Função Pedagógica
Voltamos a pergunta que eu li/ ouvi: “E a função pedagógica disso tudo?” Ah, pessoal, a função pedagógica é intrínseca! Apreciar o diferente, respeitar o diferente, elogiar o feito do amigo, juntar a família para uma atividade coletiva! Envolvimento. Empatia. Felicidade. Descontração. A vida vai muito além de “função pedagógica”!
Semana cansativa? Para a mãe-professora que vos escreve, exaustiva! Mas prazerosa, alegre, envolvente!
Parem, por favor, de querer justificar tudo! Muito da vida não é justificável! O Cabelo Maluco, a Meia Maluca, a Mochila Divertida, a Festa à Fantasia, a Roupa Brega… Atividades que permitem que a criança se envolva em grupos, que se exponha, que desenvolva a sua inteligência interpessoal, pronto, justificado (para aqueles que ficam mais confortáveis assim!).
De resto, valorizem as atividades que a escola propõe para seus filhos! A vida passa tão rápido e as memórias afetivas são as que ficarão na lembrança e no coração!
Seja sempre ponte, na relação com seu filho, com seus alunos! Se envolva e dê importância às atividades propostas pela escola. E, falando em ponte, leia o que escrevemos sobre este tema.
E, se você quer conhecer um pouco do nosso dia-a-dia materno-pedagógico-profissional, siga nosso Instagram! Clique aqui.