No artigo anterior, trouxemos os aspectos administrativos/ organizacionais que são relevantes observar durante o processo de escolha da escola infantil ideal para sua criança.
Neste artigo, traremos sugestões do que os pais podem observar no que se refere aos aspectos pedagógicos na escolha da escola infantil. Lembramos que tais aspectos precisam estar em consonância com a rotina familiar, os interesses dos pais e no que acreditam como educação para seus filhos.
Visão Pedagógica: aspectos a considerar
Primeiramente orientamos a questionar como é realizada a adaptação escolar. Se a criança fica em períodos mais curtos e, gradativamente, o período vai sendo ampliado, se a família fica no ambiente, ou aguarda em outro, e se esta ação condiz com a sua perspectiva de escolha, se o período é personalizado de acordo com a necessidade da criança, uma vez que, muitas crianças se adaptam em uma média de 15 dias, porém outras levam mais tempo e precisam ser cuidadas no que se refere ao fortalecimento de vínculo.
É muito importante que este momento seja respeitado e que, ao primeiro sinal de que a criança está sofrendo pelo distanciamento dos pais, a família seja sinalizada. A criança só criará vínculos afetivos e segurança nos profissionais, na medida em que seu tempo seja respeitado. O colo, o afago, o carinho, a atenção, são essenciais para que a criança se sinta acolhida e respeitada!
Questionar a metodologia utilizada é o segundo ponto a ser levantado. Hoje, como especialistas em educação, sempre orientamos os pais a priorizarem o brincar. A aprendizagem, na primeira infância especialmente, ocorre através da brincadeira, da ludicidade da relação da criança com o ambiente que a cerca e da mediação que o adulto proporciona para os avanços destas crianças. Otimizar situações de desafios, pertinentes para cada fase do desenvolvimento infantil, de forma lúdica, prazerosa e instigante é, sem dúvida, o ponto chave para que a criança aprenda dando significados para suas novas aquisições.
Observar a rotina, questionar os momentos que são oferecidos para a estimulação dos bebês, os materiais disponíveis, como brinquedos e espaços de brincar adequados que, de fato, instiguem a criança a explorar o ambiente e dar significado a suas ações.
Se a escola opta pelo uso de algum material didático/ sistema de ensino, que este seja a finalização do processo, ou seja, o registro de ações que antecederam a atividade “no papel”. Antes da utilização do material didático, a professora deve oferecer estímulos que sejam capazes de desenvolver a aprendizagem, sendo o registro físico (papel) a culminância do processo de aquisição daquele novo conhecimento. O lúdico, o concreto, as ações devem ser o ponto alto do processo de ensino aprendizagem pois, é através desta mediação que a criança avança na sua zona de desenvolvimento real, ou seja, adquire novos saberes e faz uso deles em sua rotina.
Priorize escolas que oportunizam atividades de professores especialistas, ou seja, que ofereçam vivências de movimento corporal, artes, música. O professor de sala também oferece estes estímulos, mas ter momentos específicos com profissionais da área, são de suma importância, pois potencializam estas inteligências de maneira a atender os objetivos e necessidades específicas de cada faixa etária.
Questione como é realizada a comunicação com os pais. Se esta comunicação é realizada via agenda física / eletrônica, se existem reuniões para tratar da avaliação pedagógica da criança, com qual frequência e se existe abertura para conversas / diálogos fora do período das reuniões, caso seja necessário.
É de suma importância que a família tenha uma relação de confiança e amizade com a escola infantil, uma vez que, juntos, estão sempre trabalhando em prol do desenvolvimento infantil.
Escola Infantil: extensão do lar
O atendimento educacional, ou seja, a busca por uma escola infantil, deve ser a extensão do lar da criança, seguindo os mesmos interesses da família. Se você opta por uma escola confessional, de cunho religioso, deve ser o mesmo que a família professa. Assim como, se a família prioriza o ambiente mais natural, com o uso dos elementos da natureza para serem palco da aprendizagem, ou se a família tem interesse em focar na aquisição da segunda língua, optando por uma escola bilíngue.
Outro fator que vale a pena ser mencionado é o uso de eletrônicos na escola: inserir a criança no mundo virtual é, sem dúvida, interessante. Porém, questione o tempo do uso destas tecnologias e a sua inserção lúdica no cotidiano pedagógico.
Dá para notar que, escolher a escola infantil ideal para sua criança é, sem dúvida, uma tarefa bastante minuciosa. Existe uma gama de escolas com propostas bastante distintas, que bom! Pois vivemos em uma sociedade bastante plural, também. Como dissemos, a escola deve ser a continuação do lar da criança, dos interesses da família, dos fazeres, quereres e expectativas que a família tem para que essa criança seja educada dentro dos princípios que ela acredita. Assim, temos uma vasta lista de opções. Escolha aquela que mais está dentro das suas necessidades.
Tendo dúvidas, nossa equipe está à disposição para auxiliá-los. Entre em contato que um de nossos profissionais irá lhe conceder uma Consultoria a fim de oferecer subsídios para que você possa realizar a sua escolha de maneira mais assertiva.
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