Alfabetização Infantil: Muito Além de um Bilhete

O processo de Alfabetização Infantil me encanta! A construção da alfabetização, com base no letramento é fascinante.

Conteúdo

Alfabetização, um bilhete colado na maçaneta da porta do banheiro, com recado da filha para o pai.

Imagem de Arquivo Pessoal (não autorizo a reprodução)

O processo de Alfabetização Infantil me encanta! A construção de bilhetes e cartinhas, além dos desenhos, é um dos primeiros meios de comunicação escrita que a criança estabelece.

Ela compreende que sua “fala”, seu “pensamento”, podem ser registrados e entregues para o outro, como forma de expressar seus sentimentos, pedidos. Aqui em casa, casa de professora, o que não faltam são recursos/ materiais que colaboram para a escrita, para o desenho, para a pintura! Canetas, canetinhas, lápis, lapiseira, giz de cera, materiais diversos que permitem que a criança crie, tenha liberdade de expressão.

Esse ano, 2024, é o ano dos marcos, aqui em casa! Demos tchau para a chupeta (ufa!), aprendeu andar de bicicleta (sem rodinhas!) e deu aquele gás na alfabetização! Hoje vemos uma criança alfabética, construindo pequenas histórias, bilhetes, cartinhas.

Um bilhete para o Papai

Minha pequena grande menina, tem reclamado que está chegando à escola muito perto do sinal, o que a impede de brincar, um pouquinho, no pátio do colégio antes das aulas começarem. Acreditem: ela quer acordar mais cedo para chegar, mais cedo, na escola!

Deixou este bilhete fofo na maçaneta da porta do banheiro com um pedido especial: “Papai você quando você sair do banheiro você minha corda purfavor”. Lê-se: Papai, quando você sair do banheiro, você me acorda, por favor”.

Alfabetização além das letras: o letramento

Fase alfabética em processo e com sucesso! Revisamos a escrita para que ela compreenda seus erros e possa reformulá-los. Mas, este artigo não é sobre ortografia, não neste momento!

Este artigo é sobre a funcionalidade da escrita. Sobre compreender sua mensagem, se fazer ouvir. Por aqui, encontramos cartinhas e bilhetes espalhados pela casa, um diário já foi iniciado, os bilhetes vão para a escola, para os amigos…

Mas, e ai? Ela irá mais cedo para a escola? Resta a dúvida! Segundo ela, vai acordar sem “resmungar” e os combinados, para chegar uns minutinhos mais cedo, já começaram ser estabelecidos por aqui, também.

Alfabetização: incentivar a leitura é fundamental

O gosto pela leitura deve ser, também, incentivado desde a infância. Para escrever bem, temos que ler! Afinal, é nesse diálogo entre a escrita e a leitura que nossas ideias surgem, que conhecemos novas palavras, ampliamos nosso vocabulário, revemos nossa escrita.

A leitura, aqui é casa, é estimulada desde que nossa filha era bebê. Os livros de pano, de plástico, foram os primeiros a serem oferecidos. Com o seu desenvolvimento, fomos ofertando outros livros, outros portadores textuais, como revistas, jornais e, até o livro de receita da bisa já entrou nessa conversa! Usamos para fazer uma receita que a bisa fazia e, conversamos sobre a importância da escrita da receita, incluindo os ingredientes e o modo de preparo.

Hoje, já alfabética, ela tem sua própria assinatura de um clube de leitura infantil, Leiturinha. Cada mês recebemos, pelos Correios, um exemplar para leitura e sugestões de atividades que possam ilustrar a temática daquele mês. Estamos amando!

A mãe, alfabetizadora, tem se realizado com as escritas que estão surgindo! Está sendo muito gratificante ver minha pequena grande menina se desenvolver com tanta maestria!

Você sabia que nossa empresa tem a expertise na área de Alfabetização? Este é um dos temas que mais gostamos de falar, já que vemos a mudança tão rápida e significativa nas crianças, quando bem trabalhadas e estimuladas. Conheça nosso plano de Consultoria para sua instituição ou um plano de Mentoria individual e personalizada para você, profissional da educação.

Este artigo se encontra, em áudio, no Spotify – acesse!

Gostou? Compartilhe: