Imagem Gerada por IA
Ser grato. Gratidão. Gratitude.
Palavras muito utilizadas nos últimos tempos…
Uns chamam de “modismo”, de “chavão”, de clichê.
Prefiro chamar de aprendizado. De conhecimento adquirido. De empatia.
A maioria das crianças, nos dias atuais, tem de tudo! Seja brinquedos, roupas, alimentos. Mostrou na TV, o colega já ganhou, o consumismo salta aos olhos e a criança também quer ter.
Viemos de uma geração que brinquedo novo tinha data: aniversário, dia das crianças e natal. Ir ao supermercado e sair com uns 3 pacotes de salgadinho, uma bandeja de “Danone”, um tablete de chocolate e uma caixa de Amandita (amava e comia super devagar para não acabar logo!) era luxo.
Roupa nova? Somente quando o décimo terceiro caia na conta e íamos alegre e feliz para o Brás (bairro de São Paulo conhecido por vender roupas a preço popular).
Não sei afirmar se éramos gratos ou se dávamos mais valor ao que tínhamos se comparado a esta geração de hoje! Acredito que a gratidão era intrínseca a mordida na Amandita mastigada vagarosamente para que não acabasse logo.
Muitas famílias hoje querem dar às crianças e adolescentes aquilo que não tiveram no passado (me incluo, muitas vezes, nesta reflexão!)
Gratidão: estamos proporcionando a aprendizagem da gratidão ao darmos tudo que podemos?
Como ensinar nossas crianças a serem gratas pelo que recebem, pelo que podem partilhar?
Gratidão é algo que se conquista diariamente! Seja através de um “obrigado”, seja através de solicitar “por favor”, seja na partilha do que possui. Precisamos incentivar a gratidão, demonstrando, por meio de exemplos, que nós também somos gratos!
Hoje, somos gratos por ter saúde, por atravessarmos uma pandemia com nossa família completa, quando muitos não a tem.
Somos gratos por ter um teto e uma cama aquecida, comida na mesa e banho quente.
Somos gratos por ter para partilhar.
Que possamos ensinar nossas crianças que nem todos têm este privilégio e que podemos, através das nossas ações de gratidão, oferecer ao outro um pouco do que temos.
Eu sou muito grata pelo que tenho, pelo que sou e por tudo que ainda vou conquistar! Veja quem somos, clicando aqui.
Ouça o áudio deste artigo no Spotify – clique aqui.